Muitas pessoas já ouviram falar ou tiveram o chamado “olho de peixe”, um tipo de verruga causada pelo vírus HPV, principalmente pelos subtipos 1, 4 e 63. Apesar de não representar grande risco à saúde, é algo que incomoda por motivos estéticos e pode causar desconforto ao caminhar.
Para tratar o problema, há opções médicas e caseiras. Profissionais costumam recomendar o uso de pomadas e crioterapia, que são métodos seguros e eficazes. No entanto, muitos preferem recorrer a soluções naturais, sendo o vinagre de maçã um dos mais populares.
O vinagre contém ácido acético, que atua promovendo uma leve esfoliação na pele, ajudando na eliminação gradual da verruga. Outro tratamento bastante conhecido é a aspirina, rica em ácido acetilsalicílico, que auxilia na remoção da camada superficial da epiderme.
Apesar das opções disponíveis, o mais indicado é sempre procurar um médico para avaliar o caso, já que a presença dessas verrugas pode indicar baixa imunidade. Casos com vermelhidão intensa, dor ou inflamação devem receber atenção especial, pois podem sinalizar condições mais sérias, até mesmo câncer.
