10 coisas PROIBIDAS pela Bíblia e que você provavelmente faz TODO DIA, 4 e 5 é meio complicado – VEJA

A Bíblia, o livro mais famoso e sagrado do cristianismo, é amplamente reconhecida por delinear a conduta moral e as atitudes consideradas corretas para seus seguidores. Embora muitos cristãos se concentrem em preceitos conhecidos (como não mentir, não roubar e não fazer o mal ao próximo), existem passagens menos enfatizadas que, em sua interpretação literal, abordam hábitos comuns até nos dias atuais.

Importante: Este texto tem caráter meramente informativo e de curiosidade, apresentando interpretações literais de certas passagens bíblicas. As regras citadas provêm, em grande parte, da Lei Mosaica (Antigo Testamento) e são interpretadas de diversas maneiras pelas diferentes correntes do cristianismo.

Hábitos Incomuns (e Antigos) de Proibição

Uma leitura literal de certas escrituras sugere a restrição de hábitos que hoje são amplamente aceitos:

  • Uso de Tecidos Mistos: O livro de Levítico 19:19 proíbe o uso de roupas feitas com dois tipos de fios ou materiais, como poliéster e derivados de outros tecidos (o que, na época, se referia à lã e ao linho).

    Levítico 19:19: “Não cruzes o teu gado com o de outra espécie; não semearás o teu campo com semente de duas espécies; e não usarás roupa de dois tipos de tecido misturados.”

  • Consumo de Certos Alimentos: O mesmo livro proíbe o consumo de alguns alimentos:
    • Carne de Porco: É considerada “imunda” por não ruminar, mesmo tendo as unhas fendidas.

      Levítico 11:7-8: “E o porco, porque tem a unha fendida e tem as patas fendidas, mas não rumina, será imundo para vocês. Não comam a carne desses animais nem toquem nos seus cadáveres; serão imundos para vocês.”

    • Frutos do Mar: Criaturas marinhas que não possuem barbatanas e escamas também são proibidas.

      Levítico 11:10: “Mas tudo o que não tem barbatanas nem escamas nos mares e nos rios, de tudo o que se move nas águas e de todo ser vivente que nelas há, será para vocês uma abominação.”

  • Comportamento em Locais de Culto:
    • Falas de Mulheres em Igrejas: O livro de Coríntios 14:34 é frequentemente citado em sua interpretação mais restritiva, proibindo mulheres de falar nas assembleias ou igrejas.

      1 Coríntios 14:34: “As mulheres devem ficar caladas nas igrejas, pois não lhes é permitido falar; antes, devem submeter-se, como a Lei diz.”

  • Aparência Pessoal Masculina: Homens não devem aparar as laterais da barba ou cortar o cabelo rente às têmporas.

    Levítico 19:27: “Não cortem o cabelo dos lados da cabeça nem aparem as extremidades da barba.”